Foto do Blackpink, um dos girl groups de k-pop

10 Curiosidades Sobre o Mundo dos Girl Groups de K-pop

Música

O K-pop continua ganhando fãs no mundo todo, e os girl groups desempenham um papel central nesse fenômeno. Desde conceitos criativos até recordes históricos, muitos grupos estão entre os responsáveis pela expansão global da música sul-coreana. 

Se você curte k-pop, ou se interessa em conhecer mais sobre esse mundo, confira as 10 curiosidades sobre girl groups que separamos neste artigo!

1. BLACKPINK no Coachella

O BLACKPINK foi o primeiro girl group de K-pop a se apresentar no Coachella (2019), um dos maiores festivais de música do mundo. Além disso, elas também foram o primeiro grupo a ser headline (atração principal) no ano de 2023.

As apresentações delas contribuíram para aumentar a visibilidade do k-pop no festival e também no Ocidente. Como resultado, o sucesso da apresentação abriu portas para que diversos outros grupos pudessem se apresentar no festival.

Confira um trecho da apresentação do grupo na edição de 2023: 

2. A J-Line do TWICE

Hoje é super comum grupos debutarem com vários integrantes japoneses, e o pioneiro nesse sentido foi o TWICE. O grupo foi o primeiro a ter uma J-line, ou seja, uma parte dos integrantes sendo japoneses.

Com isso, o grupo é ativo tanto na Coreia, quanto no Japão, e tem 3 integrantes japonesas: Mina, Sana e Momo. Elas também debutaram em uma unit, o Misamo, focada no mercado japonês:

Imagem das mebros japonesas do Twice
Foto: da esquerda para a direita, Momo, Mina e Sana. Reprodução/ The F1rst Times

3. Girls’ Generation já teve o álbum mais vendido do ano

No mundinho k-pop, geralmente os grupos masculinos se destacam pelas vendas de álbuns físicos e os femininos pelas vendas digitais. Porém, em 2011, o Girls Generation conseguiu um feito inédito.

O álbum delas intitulado The Boys foi o mais vendido do ano na Coreia do Sul. Essa foi a única vez que um grupo feminino atingiu esse marco, sendo algo que contribui para o título de grupo da nação que elas carregam.

Anos à frente, por meio de grupo como I*ZONE, TWICE e BLACKPINK, os girl groups deram continuidade à expansão de álbuns físicos femininos, sendo hoje muito comum artistas femininas venderem mais de 1 milhão de cópias com um único lançamento.

4. O Red Velvet e o conceito duplo

O Red Velvet tem uma proposta muito única desde o debut, ser um grupo com dois conceitos! Assim, o lado “Red” é vibrante, alegre e divertido, enquanto o lado “Velvet” é maduro, sofisticado e introspectivo.

Enquanto um lançamento pode ser vibrante, em apenas alguns meses, elas já podem lançar algo totalmente diferente. Algo bem diferente de outros grupos, que geralmente tem um conceito fixo.

Essas duas facetas do grupo permitiu que elas lançassem vários hits de verão, ao mesmo tempo que também lançaram músicas com uma temática um pouco mais sombria.

5. S.E.S.: O Primeiro Girl Group de K-pop

Formado em 1997 pela SM Entretenimento, o S.E.S foi o primeiro girl group do k-pop. O trio é formado pelas integrantes: Bada, Eugene e Shoo, e era tido como a versão feminina do H.O.T, um dos primeiros boy groups do k-pop e que já fazia sucesso na época.

Assim como muitos outros artistas da época, elas exploram um visual e musicalidade futurista, fazendo grande sucesso e abrindo caminho a outros grupos que debutaram no século XXI.

Apesar do disband em 2002, as membros ainda se reúnem em apresentações especiais e também em lançamentos comemorativos.

6. O I.O.I e a saga Produce

Se você gosta de programas de sobrevivência de k-pop, certamente conhece os que são feitos pela Mnet, que já formaram diversos grupos de sucesso, como o Wanna One e ZB1.

E o primeiro grupo vindo dessa saga foi o I.O.I, por meio do Produce 101. O grupo foi formado reunindo talentos de várias empresas, o que deu origem a um super grupo. Isso foi considerado o método perfeito para criar grupos de sucesso.

Mesmo com uma carreira meteórica, de apenas 10 meses, o I.O.I revelou diversos talentos e fez com que os grupos formados nos programa seguintes tivessem um contrato de duração muito maior. E há um rumor que o grupo pode se reunir novamente em 2026! 

7. Wonder Girls e o sucesso na Billboard Hot 100

O Wonder Girls foi um dos pioneiros em levar o K-pop para os Estados Unidos, sendo o primeiro grupo do gênero a entrar na parada Billboard Hot 100, com o single “Nobody” em 2009. 

Essa conquista abriu portas para artistas coreanos no Ocidente e provou que o K-pop poderia ser bem-sucedido fora da Ásia. A inovação musical do grupo e seu sucesso nos Estados Unidos influenciaram profundamente a trajetória do K-pop em direção à internacionalização.

8. Miss A: Canção do Ano com o Debut

foto do grupo Miss A
Foto: Miss A no Mama 2010. Reprodução/ Sen.

O grupo Miss A, formado pela JYP Entertainment, teve um dos debuts mais bem-sucedidos da história do K-pop. O single de estreia delas, “Bad Girl Good Girl”, fez tanto sucesso que conquistou o prêmio de Melhor Canção do Ano no Mnet Asian Music Awards (MAMA) de 2010. Algo nunca repetido com um debut.

O sucesso inicial de Miss A não só solidificou o grupo na indústria, mas também aumentou a influência do K-pop na Ásia. Com uma mistura de integrantes coreanas e chinesas, o grupo foi um exemplo de diversidade e estratégia de alcance global.

9. aespa e a Inteligência Artificial

Um dos grupos líderes da quarta geração, o aespa inovou ao adotar o conceito de Inteligência Artificial (IA) como parte do conceito da banda.

Cada integrante do aespa tem um avatar digital que interage com as membros reais e participa de suas narrativas, criando um universo de ficção científica que explora a coexistência entre o mundo real e virtual. 

Após o debut do grupo, diversos grupos virtuais debutaram, o que mostra o potencial da escolha desse conceito. O grupo também explora diversos outros elementos futuristas em músicas e mvs, sendo o single “Supernova” um dos exemplos mais recentes e conhecidos:

10. Kara e o sucesso no Japão

Por fim, o Kara é amplamente reconhecido como um dos primeiros girl groups coreanos a conquistar grande sucesso no Japão. Com a entrada no mercado japonês em 2010, o grupo rapidamente ganhou fãs e quebrou recordes com lançamentos em japonês. 

Kara abriu caminho para que outros girl groups coreanos conquistassem o Japão, estabelecendo uma forte base de fãs internacionais. Atualmente, é muito comum que grupos lancem alguns álbuns focados no mercado japonês.

Curtiu essas curiosidades? Então não deixe de conferir outros artigos do nosso site

Foto destaque: BLACKPINK em imagem promocional do single Jump. Reprodução/ YJ Entertainment.