Foto do grupo de k-pop Riize

Guia para Kpoppers Iniciantes: 15 palavras do vocabulário do K-pop

Música

Se você é novo no K-pop, pode parecer que entrou em um mundo totalmente diferente, cheio de termos únicos e dinâmicas especiais. Por isso, preparamos um guia com os principais termos do vocabulário do k-pop. Confira!

01. Maknae

O maknae é o membro mais jovem do grupo. Ele recebe um carinho especial do grupo e fãs, e muitas vezes é visto como o bebê do grupo, sendo responsável pela fofura, famoso aegyo, principalmente por ser comum maknaes muito jovens.

Porém, há também maknaes com personalidades mais fortes e carismáticas, como é o caso do Jungkook (BTS), conhecido como golden maknae. Ou outros casos em que o mais velho pode ser confundido com o mais jovem, assim como a Nayeon (Twice).

Confira o vídeo abaixo e você entenderá e entenda porque a Nayeon é conhecida como uma “fake maknae”:

02. Main dance, vocal e rapper

Apesar de ser cada vez mais comuns membros que desempenham muito bem várias posições dentro de um grupo, em geral há um main para cada posição. Ou seja, aquele que se destaca mais em determinada habilidade e fica responsável por ela. Assim, a divisão é a seguinte:

  • Main rapper: fechando a lista, o main rapper geralmente se destaca pela velocidade em que canta os versos e muitas vezes participa da composição. Kim Namjoon do BTS e Jeon So-yeon do G-idle possuem essa posição. 

  • Main dancer: dançarino principal, como é o caso da Lisa do BLACKPINK, Momo do TWICE, NIKI do ENHYPEN e Kai do EXO;

  • Main vocalista: vocalista principal, geralmente cantas as notas mais altas e difíceis, como o Jungkook do BTS, Wendy do Red Velvet e Kim Taetae do ZB1;

03. Comeback

Apesar do nome, o termo comeback no K-pop não significa que o grupo estava inativo por muito tempo. No contexto do K-pop, comeback se refere ao lançamento de um novo álbum ou single, e muitas vezes ocorre pelo menos duas vezes ao ano.

Cada lançamento dá início a uma nova era, na estética, conceito, coreografia e música. É feito um calendário promocional com performances para TV, entrevistas e vídeos para as redes sociais do grupo. 

É também comum a colaboração de grupos para promover os lançamentos por meio da criação de chalenges para TikTok e outras redes. O Zico (Block B) é conhecido por ter popularizado o formato na indústria:

04. Bias e Utt

Atenção, para não confundir esses dois! O bias é o seu membro favorito de um grupo, enquanto utt é o seu idol favorito de todo o k-pop. E o critério para selecionar fica a sua escolha, pode ser pelo talento, carisma ou por ser quem mais lhe chamou a atenção.

Há também o bias wrecker — aquele integrante que ameaça tomar o lugar do seu favorito. Por exemplo, alguém pode ter Jimin como bias no BTS, mas ser “ameaçado” pelo carisma de V, seu bias wrecker.

05. Fandom

Cada grupo tem seu fandom, que é o nome dado à comunidade de fãs. Os fandoms são muito importantes e desempenham um papel ativo no sucesso dos grupos. Eles votam em premiações, organizam eventos de apoio e são responsáveis por promover os álbuns e músicas.

Alguns dos maiores fandoms do k-pop são:

  • Army (BTS)
  • Blink (BLACKPINK)
  • Once (TWICE)
  • Exol (EXO)
  • Carat (SEVENTEEN)

Conheça também o grupo EVNNE.

06. Leader

O leader (líder) de um grupo de é o membro responsável por guiar os membros e ser o porta-voz em eventos e entrevistas. Ele ou ela também atua como um apoio emocional para os outros membros. 

O líder geralmente é escolhido pela empresa ou pelo próprio grupo com base em sua personalidade e capacidade de liderança. Um exemplo famoso é Taeyong, do NCT, que lidera mais de 20 pessoas em seu grupo.

Tayeong, líder do NCT.
Foto: Tayeong, líder do NCT. Reprodução/ Dispatch

07. Visual

O visual é o membro do grupo considerado o mais bonito ou aquele com o maior apelo visual. Embora todos os idols de K-pop sejam conhecidos por sua aparência impecável, o visual é aquele que se destaca por estar no padrão coreano e ser o rosto do grupo.

Alguns dos visuais mais conhecidos são:

  • Tzuyu (TWICE)
  • V (BTS)
  • Yoon-ah (Girls’ Generation)
  • Jisoo (BLACKPINK)
  • Cha Eunwoo (Astro)

08. All-Kill

Ouviu que uma música teve um All-kill? Pode ter certeza que ela é um sucesso!

Esse é um termo usado quando uma música atinge o primeiro lugar em todas as principais paradas de música da Coreia do Sul simultaneamente, como Melon, Genie, Bugs, entre outras. Esse é um grande feito e mostra o poder de uma música ou grupo no mercado.

exemplo de um all kill, termo do vcabulário do k-pop
Foto: all kill da faixa “bam yang bang” (BIBI). Reprodução/iChart/Soompi

09. Aegyo

Aegyo é o ato de fazer coisas fofas ou se comportar de forma infantil e adorável. Muitos idols usam para entreter os fãs ou durante programas de variedade. Porém, não se surpreenda caso seu fav não goste de fazer isso. Afinal é muito comum.

10. Debut

Debut é o termo usado para a estreia oficial de um grupo de K-pop. Ele é um grande marco na carreira de qualquer idol, e os fãs costumam acompanhar desde o anúncio até o dia do lançamento. 

Uma das músicas de debut mais conhecidas é Reply to SHINee. Caso você acompanha algum boygroup de k-pop, pode ter certeza que em algum momento ele fez ou fará um cover da faixa: 

11. Lightstick

Os lightsticks são itens essenciais para os fãs de K-pop durante shows e eventos. Cada grupo tem o seu próprio personalizado, com cores e formatos específicos que representam o grupo e seu fandom

Durante os shows, os fãs levantam seus lightsticks e criam uma “mar de luzes” que enchem o estádio, tornando a experiência ainda mais emocionante.

12. Trainee

Antes de se tornarem idols, os artistas de K-pop passam por um período como trainee. Esse é um dos estágios mais difíceis, pois não há garantia de que eles irão, de fato, debutar. Os trainees são submetidos a um treinamento rigoroso em dança, canto, atuação e até habilidades linguísticas.

O tempo de treinamento pode variar de alguns meses a anos, dependendo do nível de habilidade e do momento em que a empresa acredita que o trainee está pronto. A Jihyo (TWICE), por exemplo, treinou por DEZ ANOS!

Foto da Jihyo do TWICE
Foto: Jihyo do TWICE. Reprodução/ Francois Durand/ GETTY Images.

13. Comeback Stage

Após o lançamento de um novo álbum ou single, os grupos de K-pop fazem seu comeback stage em programas de música na TV, como M Countdown e Inkigayo. Essas apresentações servem para promover as faixas e fazer com que mais pessoas as escutem.

⏳ Conheça as gerações do k-pop.

14. Hanteo 

Quantos álbuns o seu artista vendeu no lançamento? Essa é uma informação que você encontra no site Hanteo. Através do site, os fãs podem acompanhar as vendas em tempo real, e ter acesso às maiores vendas do dia e semana.

15. Fanwar

Fechando a nossa lista, vamos falar de algo que você encontra muito, mas muito mesmo no K-pop, o Fanwar, que basicamente são as brigas entre fandoms. Além disso, é muito comum que isso possa ser usado para tratar hate para algum idol. Então fique de olho! 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir também nosso artigo sobre Premiações do K-pop.

Foto destaque: reprodução/ SM Entretenimento/ foto do grupo Riize.