Foto do BTS, grupo de k-pop

K-pop: grupos, gerações e outras curiosidades 

Música

Já ouviu alguma música do BTS ou BLACKPINK? Ou talvez tenha se deparado com alguma trend do TikTok ao som de uma música coreana? Se sim, é provável que você já tenha tido contato com o K-pop, o gênero que saiu da Coreia e conquistou o mundo.

Para você que deseja mergulhar nesse estilo, mas não sabe por onde começar, preparamos um conteúdo cheio de curiosidades que vai te deixar bem informado sobre esse fenômeno que engloba música, dança e entretenimento.

O que é k-pop?

K-pop é a abreviação de Korean Pop, ou pop coreano, um gênero musical que mescla diversos estilos, como pop, hip-hop, R&B, eletrônica e até música tradicional coreana. E o melhor, vários desses estilos em uma mesma música!

Assim, ele engloba muito mais do que canções, e é conhecido por possuir coreografias elaboradas, além de visuais e conceitos marcantes. Desde os videoclipes até as performances, tudo é pensado para transmitir o conceito pensado para o lançamento. 

Confira abaixo, por exemplo, o videoclipe de Supernova do aespa, e perceba como o conceito futurístico do grupo é refletido desde a canção mais experimental, que mistura vários ritmos, até os visuais e conceito do clipe. Isso é o que representa a essência do pop coreano: 

Por que as pessoas amam k-pop?

Segundo dados do Spotify divulgados pelo Estadão, apenas em 2022 o consumo de k-pop cresceu 36% no Brasil. Mundialmente, já são diversas músicas com bilhões de streamings e presentes nas principais paradas como a Billboard. 

E o que fez as pessoas amarem tanto esse ritmo? Além da qualidade musical e das performances, outros dois fatores que contribuíram para isso são as músicas viciantes e o bom trabalho de marketing.

As músicas costumam ter melodias e coreografias que podem ser aprendidas pelos fãs e reproduzidas para as redes sociais. Canais e perfis de covers são muitos comuns, o que incentiva a divulgação das músicas para mais pessoas.

Quanto ao marketing, além dos grupos marcarem forte presença na internet e com os fãs, também é feito um trabalho de parcerias com marcas famosas, participação em grandes festivais, playlists e uma grande divulgação durante os lançamentos, o que contribui para atrair mais fãs apaixonados. 

🏆 Veja também | Premiações do K-pop

Qual a diferença entre e Pop e K-pop?

Agora que você já entendeu o conceito de K-pop, é possível identificar algumas diferenças em relação ao pop tradicional, especialmente o ocidental. Além dos elementos visuais marcantes, há dois aspectos que se destacam: o destaque de grupos e a rotina de comebacks.

Enquanto o pop ocidental foca, muitas vezes, em artistas solo, como Rihanna, Beyoncé e Taylor Swift, o K-pop dá grande ênfase a grupos musicais. Assim, a cultura do K-pop envolve o consumo e o apoio a diversos grupos, criando um cenário movimentado e cheio de diversidade.

Outra diferença é a relação próxima com os fãs, que contribui para uma maior frequência de lançamentos. Grupos de K-pop costumam fazer, em média, dois comebacks por ano, o que inclui novas músicas, coreografias, turnês e todo um conceito visual que define a nova era.

Por fim, é comum encontrar uma mistura de línguas nas músicas de K-pop. As letras costumam mesclar inglês e coreano para torná-las mais acessíveis ao público internacional. Além disso, lançamentos em outros idiomas, como o japonês, também são bastante comuns.

Quem são os grupos de k-pop?

Foto do grupo BLACKPINK
Foto: reprodução/ YG/ Grupo BLACKPINK

Existem três tipos de grupos de K-pop: boygroups (formados por garotos), girlgroups (formados por meninas) e grupos mistos (com integrantes de ambos os sexos). No entanto, esse terceiro tipo não é tão comum, e a grande maioria em atividade pertence aos dois primeiros tipos.

Segundo o artigo da EF English, mais de 240 grupos de K-pop estrearam nos últimos anos. Esse crescimento é possível devido ao grande número de agências que lançam novos idols na Coreia, desde as pequenas até as maiores do ramo: JYP, YG, SM e HYBE, conhecidas como o BIG 4.

Outra característica comum dos grupos é que eles são formados por jovens idols. Eles começam a treinar muito cedo e, ao estrear, são divididos de acordo com suas habilidades: canto, dança, rap e visual.

E quantos membros pode ter um grupo de K-pop? A resposta é: até dezenas de idols! Há grupos menores, como o BLACKPINK, com apenas quatro integrantes, e outros maiores, como o NCT, que tem mais de vinte integrantes.

Mas não se assuste! Conhecer todos os membros de um grupo vem com o tempo e a proximidade. Certamente, você aprenderá mais sobre cada integrante de grupos maiores à medida que acompanhar seus lançamentos.

Qual o grupo de pop coreano mais famoso do mundo?

Como citamos lá no início, o BTS e o BLACKPINK tiveram uma grande influência na expansão global do gênero, sendo pioneiros em vendas, charts e premiações ao redor do mundo.

Comparando número de vendas e charts, o BTS pode ser considerado o grupo de K-pop mais famoso do mundo. O army, como é chamado o fandom deles, tem grande presença em várias partes do mundo, e fez com o que grupo siga crescendo desde que ganhou status mundial.

As 5 Gerações do K-pop

Apesar de o ritmo ter ficado conhecido globalmente nos últimos anos, ele já possui uma longa caminhada na Coreia, que preparou o caminho para os grupos de sucesso que viriam depois. Por isso, o K-pop é dividido em cinco gerações:

  • Primeira geração: iniciada na década de 90, trouxe os primeiros grupos, como H.O.T, Sechs Kies e Seo Taiji and Boys que é considerado o primeiro grupo do K-pop;

  • Segunda geração: (meados dos anos 2000) trouxe sucessos internacionais com artistas como Super Junior e Girls’ Generation. Essa é uma fase de consolidação do ritmo na Coreia do Sul e em países próximos;

  • Terceira geração: Iniciada por volta de 2012, essa é a era que trouxe a expansão global do ritmo, com nomes como BTS, SEVENTEEN, EXO e BLACKPINK;

  • Quarta geração: uma das mais recentes, teve seu início por volta do final de 2017 e início de 2018. Essa geração já estreou como idols globais e reúne nomes como NEW JEANS, AESPA, TXT, ATEEZ, ITZY, IVE e Stray Kids;

  • Quinta geração: dando continuidade à quarta geração, a quinta estreou no ano passado (2023) e vem construindo sua sonoridade por meio do trabalho de grupos como ILLIT, ZEROBASEONE, EVNNE e RIIZE.

Confira abaixo uma performance do grupo Seo Taiji and Boys, que teve o YG (criador da empresa do BLACKPINK) como um de seus membros:

Quem são os idols mais populares?

Fechando nossa série de curiosidades sobre o ritmo, não poderíamos deixar de mencionar eles: os ídolos de K-pop mais populares. Afinal, são eles que dão vida aos trabalhos mundialmente conhecidos e se conectam diariamente com os fãs.

Com a grande popularidade do ritmo, não faltam grandes estrelas reconhecidas globalmente. Poderíamos citar muitos nomes, mas separamos alguns idols que contribuiram para a consolidação e crescimento do pop coreano, sendo conhecidos e queridos pela maioria da comunidade. São eles:

  • Integrantes do BTS: RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, que, além do grande destaque no grupo, possuem carreiras solo de sucesso.

  • Integrantes do BLACKPINK: Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, que têm não só sucesso musical, mas também são o rosto de grandes marcas.

  • IU: Uma das solistas mais conhecidas e muito famosa na Coreia.

  • Cha Eun Woo: Membro do Astro e ator de doramas como True Beauty.

  • Wonyoung e Karina: Membros do IVE e aespa, respectivamente, e dois dos nomes mais conhecidos da quarta geração.

  • PSY: Dono do hit “Gangnam Style”.

Além disso, grupos como GOT7, Girls’ Generation, Red Velvet, TWICE, EXO e SEVENTEEN são inteiramente formados por idols bem-sucedidos e queridos por toda a indústria, devido à sua grande contribuição ao K-pop.

Outra curiosidade é que os k-idols não são apenas da Coreia do Sul; há membros de países como China, Japão, Tailândia e até mesmo países ocidentais. Nomes como Niki do ENHYPEN (Japão) e Tzuyu do TWICE (Taiwan) são alguns exemplos.

E tem brasileiro no K-pop também! Além da Larissa, que já fez parte do BlackSwan, recentemente Ji-been, que nasceu no Brasil, e debutou no grupo ARrC.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso Guia de Vocabulário do K-POP para Iniciantes.

Foto destaque: reprodução/ BIG HIT Entertainment/ Capa do álbum Map of the Soul: 7 (BTS).