Você certamente conhece ou acompanha ídolos como a Wonyoung do IVE, o Zhang Hao do ZEROBASEONE ou o Niki do ENHYPEN. E sabe o que todos eles têm em comum? Todos começaram a carreira em um programa de sobrevivência.
Os reality shows de sobrevivência fazem parte da cultura do k-pop há mais de uma década. Esses programas transformam trainees desconhecidos em idols acompanhados por milhões de fãs, em um formato em que o próprio público forma o grupo que será fã.
E se você quer começar a acompanhar esse tipo de programa, esse guia é para você!
Como funcionam os programas de sobrevivência do k-pop?
Os programas de sobrevivência do k-pop seguem uma estrutura que se repete em quase todas as emissoras e plataformas. Primeiro, os trainees são apresentados e avaliados por mentores e diretores de performance. Esses rankings iniciais ajudam a definir posições e formar equipes de apresentação.
Após isso, e antes do início da trasmissão do programa, é lançada uma música tema, que funciona como identidade da edição. A canção é divulgada junto com uma performance, com destaque para um trainee no papel center (esssa posição é muito importante, pois quase quase sempre debuta).
Confira um exemplo de música tema:
Junto da música tema, também são apresentados os participantes do programa, com fotos, nomes e um perfil dos trainees. É muito comum que além de novos talentos, também haja ídolos já deputados buscando uma segunda chance.
Depois disso, a competição começa oficialmente, e os participantes se enfrentam em etapas de covers, posições (vocal, rap, dança) e conceito (geralmente com músicas novas). Cada performance possui rankings interinos responsáveis pela sobrevivência.
Ao final do programa, a votação é feita no formato one pick, ou seja, o telespectador pode votar em um único integrante. Nessa etapa, os maiores fandons individuais se destacam e o grupo é formado. Além disso, o primeiro lugar da competição costuma ocupar também o papel de center.
A franquia Produce
Sem dúvida alguma, a grande responsável por esse formato e popularidade desse tipo de reality é a franquia Produce. O programa iniciou-se com Produce 101, em 2016, reunindo trainees de diferentes empresas para formar um único grupo, o I.O.I (que significa idol ideal).
O sucesso foi imediato, o que abriu portas para novas edições, incluindo versões chinesas e japonesas. O resultado? Vários talentos revelados, sucessos nos charts, milhões de vendas e grupos que dominaram o k-pop.
Porém, a franquia também passou por investigação envolvendo manipulação de votos, levando a um disband precoce do grupo X1. O caso gerou mudanças no modelo de seleção e reforçou a necessidade de transparência, levando também à prisão do produtor do reality.
Alguns anos depois, a Mnet lançou o Girls Planet 999 e Boys Planet, que mantiveram o formato e ampliaram o alcance global, resultado do interesse de fãs internacionais.
10 grupos de k-pop formados em reality shows
Para fãs e iniciantes, acompanhar um reality é uma forma de entender como funciona o treinamento, a rotina e a pressão enfrentada por quem sonha com o debut. Por isso, conheça 10 grupos de k-pop formados em reality shows.
01. I.O.I
Formado no Produce 101, o I.O.I marcou a primeira grande febre de survival shows no k-pop. O grupo debutou com enorme apoio do público, lançou hits que dominaram rádios e plataformas digitais e inspirou outros realities.
Mesmo com carreira curta, apenas 8 meses, o grupo teve um grande impacto e as integrantes estão até hoje ativas em outros grupos ou em carreira solo, a exemplo da SOMI e da Chung Ha. Recentemente também rolaram boatos de uma reunião em 2026, em comemoração aos 10 anos.
02. Wanna One
Resultado do Produce 101 Season 2, o Wanna One se tornou um dos grupos mais populares da terceira geração. O debut bateu recordes de vendas e o grupo recebeu convites para eventos de relevância internacional.
Até hoje, a canção Energetic (faixa debut) é um dos maiores hits do k-pop, e o center Kang Daniel um dos nomes mais populares na Coreia. Para se ter uma ideia da popularidade do grupo, eles atingiram o topo dos charts ainda durante o programa, com a canção original Never.
03. ENHYPEN
Outro programa da Mnet, o I-land segue um formato um pouco diferente, contando com trainees de uma mesma empresa e um grupo de jurados decisores. Além disso, membros com posição mais baixa também precisam morar em uma instalação bem mais simples e fora do I-land.
A primeira edição foi realizada em 2020, com ideia de formar um grupo multicultural e de alcance global. Foi assim que nasceu o ENHYPE, um dos grupos de maior sucesso da quarta geração e que conta com integrantes de três países.
Para muitos, esse também foi o reality mais difícil mentalmente, pois os membros ficaram sem 100% confinados sem interação com fãs. Além disso, muitos haviam treinado juntos e precisaram ver os amigos sendo eliminados.
04. TWICE
O TWICE veio do reality Sixteen, criado pela JYP Entertainment. A proposta era formar um grupo feminino forte para o mercado global. O programa mostrou o processo completo e aproximou o público das integrantes.
É comum a JYP criar programas para apresentar o processo de formação do grupo ou deixar com que o público escolha os integrantes. O Stray Kids, KICKFLIP e GIRLSET são outros exemplos além do TWICE.
05. ALPHA DRIVE ONE

Criado em um reality recente, o ALPHA DRIVE ONE foi formado pelo BOYS2PLANET e irá debutar oficialmente em 2026. O grupo é gerenciado pela WAKEONE e conta com 8 integrantes: Junseo, Arno, Leo, geonwoo, Sangwon, Xinlong, Anxin, e Sanghyeon.
O programa foi um dos maiores sucessos de 2025, com várias fancams virais. Além disso, também seguiu um modelo semelhante de outros programas da franquia Produce/Planet, pois contou com uma parte chinesa e outra coreana, que se juntaram e formaram um único grupo.
06. IZNA
Realizada em 2024, a segunda edição do I-LAND formou, dessa vez, um girlgroup. O IZNA conta com 6 integrantes, japonesas e coreanas, escolhidas pelo voto popular e também por um júri.
O grupo é administrado pela WAKEONE, mas conta com o time da THE BLACK LABEL (empresa do Teddy) responsável pela produção musical.
07. Kep1er
Nascido no Girls Planet 999, o Kep1er reuniu participantes da Coreia, Japão e China. O grupo teve debut forte, alcançando sucesso em vendas e streams. As coreografias se tornaram populares entre fãs e criadores de conteúdo, garantindo grande presença no cenário atual.
Além disso, o grupo foi responsável por reerguer a franquia Produce com um novo nome, e abrir portas para novas edições e grupos.
08. AHOF

Um dos rookies mais talentosos da quinta geração, o AHOF surgiu de um survival que valorizou o trabalho coletivo. Os integrantes foram divididos em três grupos, e o que recebeu o maior número de votos debutou.
O grupo também é dos mais multiculturais de todo o k-pop, contando com integrantes coreanos, chineses, japoneses, coreano-autraliano e filipano. O JL, center do grupo, é o primeiro idol musculino 100% filipino da indústria.
09. ZEROBASEONE
Criado pela primeira edição Boys Planet, o ZEROBASEONE se tornou fenômeno desde o pré-debut, pois o grupo foi um dos responsáveis pelo início da quinta geração do k-pop. Além disso, eles também se tornaram milion sellers no mesmo dia do debut!
A edição que formou o ZB1 colocou de vez a franquia Planet no radar do público, e foi, certamente, o programa de sobrevivência mais popular da década até agora. Como resultado, além do ZEROBASEONE, outros grupos também foram formados com outros trainees do programa.
10. NouerA

Fechando a lista, o NouerA foi formado no MAKE MATE 1, da emissora KBS, e estreou em 2025 com conceito moderno e foco em performance. O formato do reality foi inovador, pois houve diversas reviravoltas no ranking ao longo do programa.
A edição também revelou outros talentos para além dos integrantes do grupo, como o Arno e Anxin que do ALPHA DRIVE ONE.
Curiosidades sobre os reality shows de k-pop
Gostou do formato e dos grupos formados pelos programas sobrevivência? Então confira algumas curiosidades que você precisa saber antes de entrar nesse mundinho.
Evil edit, angel edit, sad edit
A edição influencia muito a formação do grupo, pois são muitos trainees e a empresa/emissora costuma ter preferências para os vencedores. Por isso, será comum você ver as expressões abaixo sendo usadas pelo público:
- Evil edit: o pior tipo de edição, que costuma levar a queda no ranking e até eliminação. Nesse caso, o trainee é mostrado como uma pessoa egoísta ou que atrapalha o trabalho em grupo;
- Sad edit: muito comum em jornadas de superação, mostrando as dificuldades dos trainees. Se atrelado a um bom storytelling, pode ter um impacto positivo para o participante;
- Angel edit: o melhor tipo de edição, responsável por subir participantes no ranking e até influenciar o debut. Nesse caso, é mostrado o lado bom do trainee, o forte trabalho em grupo e como ele ajuda outros integrantes.
Fancans virais
Se você tiver um one pick ao longo do programa, não deixe de assistir as fancams oficiais, pois elas são responsáveis por trazer mais visibilidade aos trainees e contribuir com a subida no ranking.
O exemplo mais recente foi do Jiahao (Arno) do ALPHA DRIVE ONE, a fancam abaixo fez ele subir 14 posições no ranking e entrar na line-up do debut. Após isso, ele ganhou muito mais tempo de tela no programa, outros virais e uma vaga no grupo final:
Grupos Spin-off
Se o seu one pick não debutar no grupo final, não precisa se desesperar, pois é muito comum que outros grupos sejam formados com trainees participantes.
Um dos maiores exemplos disso é o BOYSPLANET. Além do ZEROBASEONE, todos os grupos abaixo contam com trainees que participaram do programa:
- EVNNE
- ONEPACT
- TIOT
- CLOSE YOUR EYES (também formado por reality show!)
- NouerA
- XLOV
- E muito mais…
Onde assistir
Por fim, os reality shows de kpop estão disponíveis em plataformas como YouTube, Viki, WeTV e sites oficiais de emissoras coreanas. E se você quiser começar a assistir hoje mesmo, pode começar com os realities dos grupos que vimos neste artigo.
Depois é só seguir as emissoras e ficar de olho em novos programas de sobrevivência.
Quer conhecer mais sobre o universo do k-pop? Continue acompanhando nossos conteúdos!
Foto destaque: reprodução/Spotify/ foto do grupo ENHYPEN.

